Grande Serra FM

PETROLINA-PE 72 BI MTZ COMPLETA 35 ANOS DE EXISTÊNCIA

Único do Exército especializado no treinamento de adaptação à área de caatinga, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI), situado em Petrolina, comemora hoje, 05/07/10, 35 anos de implantação. Com seus homens que são facilmente identificados tanto pelo uniforme verde-oliva do Exército Brasileiro, quanto pela farda de caatinga – com reforço de couro, criada especialmente para a região – a organização é um braço do Exército no Sertão do Estado e pode ser traduzida em números: são 600 militares efetivos, duas companhias de fuzileiros, uma companhia de Comando e Apoio, um Centro de Instrução e Operações na Caatinga, um parque zoo-botânico (com 150 animais e 50 plantas típicas da área de caatinga) e milhares de serviços prestados a comunidades do Sertão de Pernambuco e da Bahia através de Ações Cívico Sociais (Aciso).
“Além de ser uma significativa organização militar, representa um patrimônio do homem da caatinga. O sertanejo sabe que pode contar conosco nos momentos de alegria e de dificuldades”, destaca o comandante do 72 BI, tenente coronel Helvetius Marques.
Por ser a única unidade autorizada para o adestramento de tropas em área de caatinga, o 72 BI desenvolve no Centro de Instrução de Operações na Caatinga, a cerca de 100 quilômetros de Petrolina, o estágio de adaptação a este rigoroso ecossistema.
Militares das Forças Armadas, além de polícias de várias partes do País e do mundo, já sentiram na pele os efeitos do clima árido do Sertão pernambucano. No local, os “estagiários” aprendem sobre alimentos de origem animal e vegetal, efeitos fisiológicos do calor, topografia e orientação em campanha e primeiros-socorros. Até agora, mais de 4 mil estágios de caatinga já foram realizados.
Já nas dependências do quartel, a unidade militar conserva um parque zoo-botânico, que tem como principal objetivo preservar espécies em risco de extinção. O local fica sob os cuidados de uma equipe formada por seis militares e é aberta ao público, incluindo estudantes e pesquisadores. Só em 2009, foram mais de 20 mil visitas. Vale salientar que o parque também serve como área de treinamento para militares.
O 72 BI abriga ainda o programa Novo Caminho, que é desenvolvido em parceria com a prefeitura do município sertanejo. Sessenta crianças com idades entre 7 e 12 anos recebem aulas de cidadania, reforço escolar, participam de práticas desportivas e têm acesso a atendimento médico e odontológico.
ONU
Desde que foi implantado, o 72 BI já enviou diversos militares para missões de paz realizadas pela Organização das Nações Unidas. A última participação foi no Haiti , em 2009, com 27 integrantes da unidade. Antes disso, em 1995, o quartel sertanejo já havia enviado homens para Angola, na África.
“Isso só vem consolidar o preparo e o profissionalismo dos militares que fazem esta casa, sempre guiados pelo que preconiza a essência do Exército Brasileiro”, avalia o comandante. Em 2011, uma média de 50 homens do 72 BI devem ser encaminhados para o Haiti. Os treinamentos começam em agosto.

Deixe Um Comentario Nessa Postagem :