Nilson Macedo. Tecnologia do Blogger.

Duas “onças” são resgatadas, na zona rural de Exu – PE

As onças Jaguatiricas estavam presas dentro de um poço, na comunidade do Sítio Pamonha.

A Patrulha Ambiental recebeu informações de que duas “onças” (Jaguatiricas - Leopardus pardalis) estavam presas dentro de um poço na comunidade de Pamonha, no município de Exu – PE. 

A solicitação de ajuda partiu do Secretário de Administração e Planejamento do referido Município, o Sr. Rafael Saraiva Peixoto, que nos procurou para darmos um apoio ao resgate.

Infelizmente, devido às dificuldades de locomoção da equipe da ONG (logística e financeira) não tivemos condições de atender imediatamente a ocorrência, ficando somente com a parte de orientar a melhor maneira de resgatar os animais, que fosse segura para todos.

 

Felizmente o Secretário, com a ajuda dos moradores (o Sr. Leonard Lacerda e o proprietário do sítio o Sr. Pinô), conseguiram ter êxito no resgate.  A Jaguatirica, (Leopardus pardalis) ocorre em uma variedade muito grande de ambientes que vão desde áreas florestadas e pluviais até formações abertas e secas como a Caatinga e Chaco.

No Brasil, estes ambientes incluem vegetação costeira das restingas, as mais variadas formas de florestas tropicais e subtropicais, assim como diversas fisionomias do Cerrado e da Caatinga.

A principal ameaça às populações de Jaguatirica no Brasil é indubitavelmente a perda e a fragmentação dos habitats naturais do qual a espécie depende. Apesar de ser encontrada em áreas agrícolas, a espécie ocorre apenas se houver algum remanescente de vegetação natural.

Em menor escala, o abate de animais para controle de predação em aves domésticas, assim como atropelamentos, também pode representar ameaças, da mesma forma que a transmissão de doenças por carnívoros domésticos. 

O trabalho que a Patrulha Ambiental vem desenvolvendo na região, junto à população, tem trazido mudanças de comportamento e, atitudes como essa, de preservar a vida silvestre, tornam-se cada vez mais frequentes, tendo consciência de que existe toda uma cadeia em torno desses animais e outros que compõem o bioma Caatinga. Fotos: Rafael Saraiva. Por: Fredson Paiva 

(Da Redação - Blog do Nilson Macedo) Whatsapp (87) 9.9939-2144 – e-mail radionoticia@yahoo.com.br

Acesse mais notícias: www.blognilsonmacedo.com
Share on Google Plus

Sobre radionoticia@yahoo.com.br

Blogueiro e Radialista

0 comentários:

Postar um comentário